Atributos
Atributos são números que transportam para o
jogo as características básicas de um Personagem.
Esses números dizem como o Personagem é se
comparado a outros Personagens e até
alguns objetos.
ATRIBUTOS FÍSICOS
Constituição (CON)
Determina o vigor, saúde e condição física do
Personagem. De modo geral, um Personagem com
um baixo valor em Constituição é franzino e feio,
enquanto um valor alto garante uma boa aparência
— ou um aspecto de brutamontes, você decide. Isso
não significa necessariamente que o Personagem seja
forte ou fraco; isso é determinado pela Força. A
Constituição determina a quantidade de Pontos de
Vida e o IP natural — quanto mais alta a CON, mais
PVs e IP natural o Personagem terá. Também serve
para testar a resistência a venenos, fadiga e rigores
climáticos e físicos.
Força (FR)
Determina a força física do Personagem, sua
capacidade muscular. A Força não tem tanta
influência sobre a aparência quanto a Constituição —
um lutador magrinho de karatê pode ser forte o
bastante para quebrar pilhas de tijolos, mas um
fisiculturista musculoso dificilmente poderia igualar
a proeza. Também é a força que sustenta o corpo,
permitindo que o personagem possa sustentá-lo e
movimentá-lo. Esta função pode ser confundida com
a Agilidade, mas as duas são bem diferentes, pois
enquanto a Força permite apenas a sustentação,
equilíbrio e movimento dos músculos, a Agilidade
determina a precisão e rapidez do equilíbrio e dos
movimentos. Isso significa que se a Força cair a zero,
o personagem perde a sustentação a vai ao chão,
além de seus músculos ficarem impedidos de se
mover.
A Força, como a Constituição, tem influência
sobre o cálculo dos Pontos de Vida. Quanto maior a
FR, mais PVs um Personagem terá. A Força também
afeta o dano que ele é capaz de causar com armas de
combate corporal, e peso máximo que pode carregar
ou sustentar (por poucos instantes), como mostra a
tabela na página seguinte.
Destreza (DEX)
Define a habilidade manual do Personagem,
sua destreza com as mãos e/ou pés. Não inclui a
agilidade corporal, apenas a destreza manual. Uma
Personagem com alto valor em Destreza pode lidar
melhor com armas, usar ferramentas, operar
instrumentos delicados, atirar com arco-e-flecha,
agarrar objetos em pleno ar...
Agilidade (AGI)
Ao contrário da Destreza, a Agilidade não é
válida para coisas feitas com as mãos — mas sim
para o corpo todo. Com um alto valor em Agilidade
um Personagem pode correr mais rápido, equilibrarse
melhor sobre um muro, dançar com mais graça,
esquivar-se de ataques e aqueles muito altos podem
até mesmo realizar mais de uma ação por rodada. É
importante fixar a diferença entre Destreza e
Agilidade para fins de jogo.
ATRIBUTOS MENTAIS
Inteligência (INT)
Inteligência é a capacidade de resolver
problemas, nem mais e nem menos. Um Personagem
inteligente está mais apto a compreender o que
ocorre à sua volta e não se deixa enganar tão
facilmente. Também lida com a memória, capacidade
de abstrair conceitos e descobrir coisas novas.
Força de Vontade (WILL)
Esta é a capacidade de concentração e
determinação do Personagem. Uma alta Força de
Vontade fará com que um Persona-gem resista a
coisas como tortura, hipnose, pânico, tentações e
controle da mente. O Mestre também pode exigir
Testes de Força de Vontade para verificar se um
Personagem não fica apavorado diante de uma
situação amedrontadora. Também está relacionada
com a Magia e poderes psíquicos.
Carisma (CAR)
Determina o charme do Personagem, sua
capacidade de fazer com que outras pessoas gostem
dele. Um alto valor em Carisma não quer dizer que
ele seja bonito ou coisa assim, apenas simpático: uma
modelo profissional que tenha alta Constituição e
baixo Carisma seria uma chata insuportável; um
baixinho feio e mirrado, mas simpático, poderia
reunir sem problemas montes de amigos à sua volta.
O Carisma também define a Sorte de um
Personagem. Não existe um Atributo Sorte, mas em
situações complicadas, o Jogador pode pedir ao
Mestre que Teste sua Sorte. Afinal de contas, pessoas
de “alto astral” costumam ser mais afortunadas que
os pessimistas resmungões.
Percepção (PER)
É a capacidade de observar o mundo à volta e
perceber detalhes importantes — como aquele cano
de revólver aparecendo na curva do corredor. Um
Personagem com alta Percepção está sempre atento a
coisas estranhas e minúcias quase imperceptíveis,
enquanto o sujeito com Percepção baixa é distraído e
avoado.