Aprimoramentos Negativos
Podem ser escolhidos até -3 pontos em aprimoramentos negativos. Aqui estão eles.
Alergia a Sal
-2 pontos: isso mesmo! O seu personagem nasceu com uma doença rara que o faz ter alergia diante do sal de cozinha ou o sal do mar que tanto conhecemos. A cura para essa doença não foi encontrada ainda. Personagens com alergia a sal recebem dano contínuo de 1d6 pontos de vida se entrarem em águas salgadas. Também perdem 1d6 de pvs caso suas narinas ou pele entrem em contato com o sal, só que além do dano, a presença de sal na sua pele provoca vermelhidões e dores (isso dando mais redutor!); e caso alguém me pergunte se o personagem pode comer comida com sal, ele pode sim! Pois a alergia é apenas na pele, pode comer normalmente.
Alergia ao Sexo Oposto
-1 ponto: o Personagem se sente desconfortável e desajeitado na presença de qualquer membro do sexo oposto. Impondo um redutor de -2 em todos os seus Atributos e -10% em qualquer Perícia.
-2 pontos: igual ao anterior, mas o Personagem fica tonto e muito mais nervoso em qualquer situação que envolva qualquer membro do sexo oposto. O redutor passa para -4 em seus Atributos e -25% nas Perícias.
-3 pontos: o Personagem é REALMENTE alérgico ao sexo oposto: não pode ter NENHUM contato (nem mesmo vê-lo nu ou com roupas íntimas) senão a alergia aparece exageradamente. Os casos mais comuns envolve um grande enjoo, com grande porcentagem de vômitos. Isso mesmo, quando o Personagem vê um membro do sexo oposto nu, de roupas íntimas ou quando tem contato físico com o mesmo (qualquer tipo) ele vai VOMITAR na hora, não respeitando nem hora e nem local de onde ele estiver (isto é definitivamente deprimente).
NOTA: um Personagem que se transforma em MegaPlayboy ignora este Aprimoramento durante o tempo que ele mantém esta forma
Alunas Alopradas
(Apenas para Professores)
-1 ponto: seu personagem arrumou um emprego de professor, só que as suas alunas são muito loucas e vivem acabando com a sua paciência, fazendo às vezes você perder compromissos importantes por causa dos problemas de suas alunas.
Apresentação Indispensável
-1 ponto: seu Personagem deve SEMPRE fazer uma apresentação mirabolante no início do combate, em qualquer situação (claro que isso não serve no Torneio K-Fight em Samurai Girl e nem KOF!).
Caso todos os Personagens do grupo comprem este Aprimoramento teremos um show de bizarrices, pois todos devem se apresentar juntos ("Forças Especiais Ginyu!").
Assinante da Playboy (ou "Hentai Boy")
-1 ponto:seu personagem é um grande colecionador de revistas playboys e pornôs. Ao comprá-las, o seu personagem recebe um desconto de 20% do jornaleiro. O problema que outros personagens (masculinos, esperamos...) vivem te enchendo o saco querendo suas revistas e muitas vezes vêm uns pirralhos querendo conselhos de sacanagem seu. O ruim também é que nos mundos de anime, com certeza você vai arranjar uma namorada pura e sensível (que vai te encher de porrada e falar mal de você para as amigas te chamando de HENTAI SAFADO!)
Babaca com as Garotas
(Apenas para Personagens Masculinos)
-1 ponto: este Aprimoramento representa aquela oportunidade que muitos protagonistas de anime veem: de repente (do nada) sua vida é invadida por uma porção de garotas lindíssimas, mas você (não sei se "gosta da fruta") NÃO DÁ BOLA PRA NENHUMA DELAS e não quer "pegar ninguém". Quando elas vêm de abraçar você as manda parar, não gosta de elogios e o pior: seus parentes (masculinos) e amigos ficam com INVEJA e querem te espancar e zoar você por ser um Babaca mesmo!
Baixa Estatura
-1 ponto: este aprimoramento indica que seu personagem tem tamanho baixo para os padrões de sua raça/família. Às vezes ele é menosprezado por algumas pessoas e certas situações na vida podem tornar seu tamanho uma vantagem (para escapar de inimigos), ou desvantagem (para saltar em um local alto). ("-Não me chame de baixinho!" Edward Elric)
Caçado por Criminosos
-1 ponto: você já foi componente de uma organização criminosa ou alguém da sua família fez algo errado e por conta disso, seu personagem está sendo caçado por eles. Podem ser uma pequena gangue ou algum criminoso poderoso na cidade.
-2 pontos: a mesma coisa com -1, só que o inimigo em questão não é uma gangue ou um bandido poderoso e sim uma grande e poderosa organização. Exemplos: Shadaloo em Street Fighter; Cartel Nets em King of Fighters (falta de mais exemplos é dose!)
Código de Honra
-1 ponto: Seu personagem possui um código de honra que ele segue até as últimas consequências. Esse código inclui nunca atacar em vantagem numérica, um adversário incapaz de se defender ou de forma covarde, proteger os mais velhos e indefesos, honrar as mulheres, ser sempre educado e respeitar os mais velhos entre outros. Você pode criar seu código de honra, com a aprovação do Narrador, mas a não interpretação do mesmo implicará no seu ganho de XP no final da aventura.
Código de Honra da Trapaça
-1 ponto: nunca admitir que esteja trapaceando; entrar em uma aposta sempre quando têm chances de trapacear (ou com ampla vantagem) mesmo que isso custe sua vida; trapacear com qualquer um, não importando o grau de parentesco ou de amizade da "vítima"; trapacear é NÃO é roubar - você ganha de "modo honesto" (em jogos propostos por você ou em charadas que só você sabe).
Código de Honra Hentai
-1 ponto: nunca deixar de cumprimentar, olhar, cantar, azarar qualquer menina que seja da “espécie” feminina e que tenha a mesma idade que você ou dois anos menos. Você deve lutar para ver garotas sem roupa, não fazer isso você não segue o código Hentai. Pois se em sua vida escolher em viver ou morrer (vendo uma menina bonita pelada), é claro que seu personagem escolherá a segunda opção.
Comandado
-2 pontos: por alguma razão, você não pode desobedecer a ordens de uma determinada pessoa, mesmo aquelas que você nunca faria em sua própria consciência. Trair certa pessoa pode ser sua morte ou o fim de sua carreira; essa pessoa pode ser um Mestre, um professor, entre outros diversos casos. Mesmo que a ordem seja para tirar a própria vida, você terá que fazê-lo.
Companheiro Exibido e Chato
-1 ponto: você tem um conhecido que vive te seguindo pra todos os cantos e que toda hora fica exibindo o seu poder. Na maioria das vezes esse personagem secundário vive"queimando" o seu filme e você fica até com vontade de encher o infeliz de porrada. É mais ou menos o que Ryoko passa no mangá Samurai Girl com aquele tal de Shizuma Kusanagi.
Derrota em Alto Estilo
(Recomendado para Personagens Vilões, ou não)
-1 ponto: seu Personagem (quando derrotado) é derrotado do MELHOR jeito - explosões acontecem, fazendo-o voar a mil metros de altura (que também pode servir como Fuga!). Outros meios também incluem explosões com fogos de artifício. Este Aprimoramento ilustra fielmente quando a Equipe Rocket (de Pokémon RPG) são derrotados. ("Equipe Rocket DECOLANDO DE NOVO!")
Desejo de vingança
-1 ponto: o personagem tem um bom motivo para se vingar de uma pessoa, motivo que deve ser explicado direito no background do personagem e ele sempre planeja como irá fazer para se vingar. Se a tentativa falha e o personagem ainda estiver vivo, TENTE DE NOVO.
Desesperado por Namoro
-1 ponto: este Aprimoramento indica que o Personagem não têm bom relacionamento (ou nenhum mesmo) com qualquer namorado (a). Caso todos os seus amigos consigam companheiros para si, você é o ÚNICO que não vai conseguir arrumar um namorado (a).
Distúrbio de São Jorge
-1 ponto: não se sabe o porque, mas seu Personagem acha o beleza em feiura e feiura em beleza. Ele só vai sair com as mulheres MAIS feias da Campanha e vai achar que está saindo com a MISS JAPÃO! Do contrário, se uma menina (o) dar muito mole e confiança para sair, ele não vai dar bola... Achando que a menina (o) é um dragão plasmático. NÃO adianta... para ele, as Meninas que posam para Playboy ou demais revistas do gênero são dragões, e as horrorosas de suas namoradas são as meninas (os) bonitas! Personagens com Distúrbio de Afrodite devem apenas sair com os seres humanos mais feios da face da terra, inspirados de qualquer filme de terror ou algo parecido!
Dupla Personalidade
-3 pontos: conhecida na Psicologia como Síndrome de Caim, seu Personagem possui duas ou mais personalidades habitando o mesmo corpo. Podem ser pessoas violentas, calmas, covardes, mentirosas, com afinidade ou ódio por alguma coisa. São pessoas totalmente diferentes, com suas próprias lembranças. A mudança de personalidade NÃO é controlada pelo jogador.
Escravo
-1 ponto: Algum evento no passado deixou seu personagem em dívida com uma pessoa específica (pode ser um jogador ou NPC) e seu personagem se tornou escravo desta pessoa. Ele seguirá as ordens desta pessoa sem questionar. As razões pelo qual você é escravo, personalidade da pessoa e até mesmo nível de intimidade desta pessoa com seu personagem devem ser especificadas no background.
Lembrando que a desobediência de alguma ordem pode resultar em uma punição, que será elaborada por seu senhor.
Extrema Confiança
-2 pontos: seu personagem não precisa ser forte, mas ele têm uma síndrome que quer mostrar para todo o mundo que você é o mais poderoso, é o cara e qualquer coisa que você vir alguém fazendo na Campanha você vai encontrar (inventar para falar a verdade!) motivos bobos para "justificar que também sabe fazer". Seja fazendo um teste de uma perícia que você não tem e se dando mal, apenas para dizer que “não pode fazer por que está com uma dorzinha no braço”, seja apenas fazendo bravatas que “fulano não sabe fazer direito, e se você não estivesse acabado de comer, faria melhor”. Quando questionado sobre a tarefa em questão, ou seu personagem dá alguma desculpa esfarrapada para não fazer, ou tenta fazer mesmo não sabendo.
Família/Clã Maldito
-1 ponto: seu Personagem pertence uma família (ou clã) de atividades criminosas, ilícitas ou com péssima reputação, mesmo que ele mesmo não partilhe dos ideais da família citada. Os exemplos mais comuns incluem ser descendente de uma família de rigorosos assassinos, pertencer a uma família de ladrões entre outros. Em termos de regras, se as pessoas descobrirem sobre sua família ou se já a conhecerem, com estas pessoas você automaticamente recebe os efeitos do aprimoramento negativo Má Fama.
Frieza
-1 ponto: o seu personagem pode ter passado por um duro treinamento e por isso age com frieza em contato com as outras pessoas. Não liga muito para elas e gosta de andar sozinho, por causa de um trauma ou mesmo um treinamento. Em termos de jogos, você recebe penalidade em todas as Perícias baseadas em carisma (exceto Intimidação).
Fobia Grave
-1 ponto cada: seu Personagem morre de medo de alguma coisa. Não é apenas medo, mas pânico total, um horror irracional e inexplicável diante do objeto de sua fobia.
Para evitar uma fuga alucinada ou crise de histeria, um Personagem confrontado com sua fobia deve ter sucesso em um Teste Difícil do Will.
Glutão
-1 ponto: o Personagem é desesperado por comida. Não participará de nenhuma aventura ou esforço físico se não for recompensado com fartos banquetes. Caso não coma pelo menos algum doce a cada três horas, ficará fraco (perda de -3 FR e CON) até que coma alguma coisa.
-2 pontos: o Personagem é mais fanático por comida ainda! Ele conseguirá ingerir (de comida ou bebida) até 1kg de comida por cada ponto de CON (ou meio litro) e o pior: ele só vai participar das aventuras caso sua barriga esteja TODA CHEIA.
Inimigo
-1 ponto: seu personagem pode ter arrumado encrenca com alguém, e agora esta pessoa o odeia. O inimigo no geral é um NPC com o mesmo nível de poder que o seu, mas que o odeia profundamente e irá sempre aparecer para tentar atazanar sua vida ou derrotá-lo em combate.
-2 pontos: como o anterior, mas seu personagem arrumou encrenca com algum NPC muito poderoso (quase intocável atualmente pelos jogadores). O mestre pode usar o inimigo como pano de fundo para as aventuras.
Inimigo das Armas
-1 ponto: devido a treinamentos ou dogmas, seu Personagem não conseguiu adquirir habilidades de empunhar uma arma cortante ou que pode machucar seu oponente. Quando ele empunha uma arma desta, todos os seus Testes de Ataque e Defesa são considerados Difíceis, a não ser que seja uma arma que não machuque, como bastões de madeira e similares. NOTA: um Personagem com Inimigo das Armas NÃO pode comprar Armas Improvisadas!
Machista / Feminista
-1 ponto: você é devotado ao seu lado de espécie de humana (Machista para Homens e Feminista para mulheres). Caso seu Personagem seja MACHISTA ele vai proclamar os direitos que "a mulher é coisa de segunda categoria e que os homens são superiores a elas"; já as mulheres que seriam FEMINISTAS vão exigir apenas "os mesmos direitos iguais entre homens e mulheres". Em termos de jogo, um Personagem Machista/Feminista tem redutor de -30% em testes de perícias baseadas em Carisma com o sexo oposto e considera um membro do sexo oposto que tenha esta desvantagem um Inimigo (Igual o aprimoramento Negativo de -1 ponto).
Má Fama
-1 ponto: é o oposto da Boa Fama. Seu personagem é conhecido por alguma característica que possua. Esse aprimoramento não garante fama entre seus iguais, apenas entre as pessoas leigas. A Má Fama pode atrapalhar bastante um aventureiro quando ele procurar por informações ou fechar acordos, por que ninguém confia nele.
Metabolismo Lento
-1 ponto: o Personagem recupera a METADE dos Pontos de Vida que recuperaria em um dia de descanso. Usando as regras de ANIME RPG, ele recuperaria 1PV a cada dois dias. Metabolismo Lento também indica que o Personagem é mais lento para que seu organismo reaja a um remédios e em alguns casos pode até mesmo servir como envelhecimento retardado.
NOTA: um Personagem com este Aprimoramento não poderá comprar Saúde de Ferro, Regeneração, Super Metabolismo e outros Aprimoramentos relacionados.
Nojo de Insetos
-1 ponto: não é como entomofobia (Fobia Grave de Insetos). Personagens com nojo de insetos tem nojo de insetos e qualquer criatura grotesca, invertebrada ou que tenha aparência não muito agradável irá impor um redutor de -20% em todos os seus testes, porque seu personagem fica na empreitada de não ser tocado pela criatura. (Misty, do Pokémon)
Nyu
(recomendado para garotas)
-1 ponto: personagens com esse aprimoramento tem a estranha mania de que, quando ficam muito envergonhadas ou nervosas, desmaiam por alguns minutos (1d6 rodadas), falando a palavra "Nyu". Não é Tetai, mais sim uma mania da pessoa mesmo.
Obsessão
-1 ponto: seu Personagem tem uma fixação doentia por uma pessoa, um animal ou mesmo um objeto. A obsessão pode ser um sentimento positivo (apaixonado por uma amiga ou colega) ou negativo (ódio por um rival ou ex-colega). Todas as ações e acordos do Personagem em quaisquer circunstâncias são planejados tendo em vista aproximar-se da pessoa amada ou prejudicar o adversário.
Pão Duro
-1 ponto: seu Personagem é fanático pelo dinheiro (assim como o Siri-Queijo em Bob Esponja) e trata as moedas como se tivessem vida própria. Também não vai gostar de emprestar dinheiro para ninguém e geralmente vai reclamar quando o grupo fizer uma "vaquinha" e é um pão duro de mão cheia! Arrancar dinheiro de um Personagem Pão Duro será um desafio e tanto (deve ter um bom motivo para arrancar dinheiro dele...)
Parente Perdido
-1 ponto para cada parente: você têm parentes que nem ao menos conhece e eles com certeza virão com PROVAS REAIS que são seu parente (sem ao menos você conhecer) e morar em sua casa e fuçar em sua vida. Não se sabe o momento onde eles vão bater em sua porta, mas é certo que eles virão no PIOR momento da vida do Personagem, fazendo com que os gastos mensais de seu personagem DOBREM.
Passos do Barulho
-1 ponto: seu Personagem não consegue andar silenciosamente, sempre seus pés fazem o maior barulho quando anda, mesmo se estiver de chinelo ou descalço. Personagens com esse aprimoramento, nunca conseguirão se tornar grandes ladinos, e todos os seus testes envolvendo a perícia Furtividade são considerados difíceis.
"Pé da Letra"
-1 ponto: seu Personagem LEVA TUDO AO "PÉ DA LETRA". Todos os assuntos devem ser rigorosamente detalhados senão ele vai pensar algo completamente diferente, o que pode comprometer a missão no grupo. Em termos de Regras, sempre que alguém usar uma expressão idiomática, gíria ou regionalismo, o personagem entenderá literalmente o que foi dito e se isto for uma ordem, ele a executará como entendeu: (“Apaga a professora!” “Tá!”... E ele pega uma borracha e começa a passar na professora...)
Pervertido Sexual
-1 ponto: O personagem tem certos fetiches e perversões, tendo ampla coleção de material e se entregando a atividades pouco louváveis, como fotografar garotas nuas ou em trajes sumários. Sempre que possível o personagem vai tentar “tirar uma casquinha” das pessoas do sexo oposto que achar atraente (ou em alguns casos até mesmo de pessoas do mesmo sexo).
Ponto Fraco
-2 pontos: você pode ser um guerreiro muito poderoso e até imbatível às vezes, mas você tem um ponto fraco e vulnerável que nas mãos do inimigo pode te levar a morte. Personagens que levem um golpe em seu ponto fraco desmaiam na hora (e dependendo da natureza do ferimento, a critério do Mestre) podem até morrer. O ponto fraco e seus demais efeitos são elaborado pelo jogador junto com o Mestre. (Shiryu!)
Preso a um Compromisso
-2 pontos: o seu Personagem está preso a um Compromisso vital em sua vida: ele têm um parente doente para cuidar, têm um filho e uma mulher que não de deixa em paz, têm uma namorada grávida (pelo menos). Todas as missões da Aventura podem ser canceladas para o Personagem, caso ele receba um contato de seu compromisso. Em termos de jogo, antes de cada missão na aventura, o Mestre rolará uma porcentagem de 50% de você receber uma chamada de seu compromisso.
Segredo
-2 ponto: seu personagem tem um segredo que apenas algumas pessoas sabem, se mais delas souberem desse segredo (a escolher com o Mestre) pode causar terror às pessoas a sua volta. Em termos de regras, personagens com Segredo recebem os efeitos de Má Fama e um redutor de -40% em testes sociais caso seu segredo seja descoberto.
Sempre Pobre
-2 pontos: Não importa o que aconteça na vida do Personagem, quantos tesouros, recompensas por capturar criminosos ou dinheiro que ele consiga, ele sempre dará um jeito (ou o destino dará por ele) de ficar pobre. Pode ser por acidente, roubo, perda ou mesmo pagamentos de danos causados durante a missão. Não importa a razão, o personagem nunca acumular mais dinheiro do que o suficiente para viver e manter (mal e porcamente) a nave ou automóvel que possui. Obviamente, este aprimoramento não pode ser escolhido junto com nenhum aprimoramento que dê ao Personagem dinheiro ou recursos.
Servo Chato
-1 ponto: seu Personagem possui um servo (um NPC construído com -5 níveis que o Jogador no início da campanha. Se o jogador for menos que nível cinco no início da campanha, o NPC será um cidadão comum do mundo, sem nenhum nível de habilidade) que se gaba a todos de você ser o Mestre dele, enchendo sua bola e falando muito, enchendo sua santa paciência. Só se pode ter apenas 1 Servo Chato. ("Senhor Seishoumaru!").
Tetai
-1 ponto: você tem uma doença rara no coração, toda vez que você se esforça muito você desmaia e fica por um tempo (determinado pelo Mestre). Toda vez que seu personagem se emocionar demais com algumas coisa, ele deverá ser bem sucedido em um teste difícil de Will para não desmaiar em longo prazo.
-2 pontos: a mesma coisa com -1, só que o período de duração dos desmaios é MUITO maior, chegando a ficar longos anos desmaiado.
Timidez com Garotas (os)
-1 ponto: como nas histórias japonesas, você pode ser um guerreiro poderoso e frio mas perto de uma garota você fica envergonhado (ou o oposto). Em termos de jogo, o jogador recebe -10% em testes baseados em carisma com membros do sexo oposto ao seu.
Toque de Recolher
-1 ponto: não se sabe o porquê, mas seu Personagem deve ter um horário para voltar pra casa, mesmo que isso CUSTE a sua vida. Ele não vai conseguir fazer nada e entrará em pânico se não estiver em casa no horário desejado. Os motivos variam: deve ser o horário que sua mãe/pai/mulher/marido/clã/família impôs, para ver um programa na TV, navegar na Internet ou outro inventado pelo Personagem. Não adianta, ele vai ter que ESTAR EM CASA no HORÁRIO DE SEMPRE. Estes horários são sempre cedo, às 20:00 ou menos ( o horário do toque é a critério do Mestre).
Traumatizado
-1 ponto: este personagem sofreu um severo trauma, algo que nenhuma criança (e a maioria dos adultos) está preparada para conhecer: foi testemunha de um crime hediondo, foi molestado sexualmente, esteve em um front no meio de uma guerra, entre outros.
Quaisquer menções aos fatos que traumatizaram o Personagem o obrigam a um teste de WILL. Se falhar, será incapaz de agir coerentemente por uma rodada. Ele deverá fazer um teste por rodada a cada 3d6 rodadas.
Viciado em Jogos
-1 ponto: seu Personagem perde muito dinheiro em jogos de azar. Está atolado até o pescoço em dívidas de jogo e talvez sendo perseguido por agiotas. Quando tiver algum dinheiro sobrando, será difícil resistir à chance de apostar. (Teste Difícil de WILL).